Como adquirir saúde mental no trabalho

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Nesse artigo vamos te ajudar falando mais sobre esse assunto tão interessante que é a saúde mental.

A má saúde mental no local de trabalho é um problema bem conhecido hoje.

Demandas excessivas, alto volume de cobranças, esgotamento físico e mental, envolvimento emocional e outros problemas acabam levando a diversos transtornos psicológicos.

Dessa forma é muito comum causar estresse, ansiedade e depressão, sem contar a famosa Síndrome de Burnout.

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Segundo a Organização Mundial da Saúde, os transtornos mentais são uma das principais causas de absenteísmo no mundo.

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Oracle, 76% dos trabalhadores em 11 países concordam que as empresas devem fazer mais para proteger a saúde mental.

No Brasil, esse número é superior à média global, em incríveis 84%.

Hoje, é praticamente um consenso entre os trabalhadores que as organizações precisam explorar mais o assunto.

E os líderes entenderam essa mensagem. Mas como encontrar uma solução que funcione para todos os envolvidos? Continue a ler para saber mais.

Por que a saúde mental no local de trabalho é tão importante?

Pode-se considerar que a manutenção do bem-estar no ambiente de trabalho começa com a escolha de uma atividade profissional e atenção à especialidade de trabalhar no trabalho que você ama.

É claro que, na maioria dos casos, as pessoas estão expostas aos empregos disponíveis por uma questão de sobrevivência.

No entanto, muitos profissionais buscam colocação no mercado em busca de status e altos salários, assim acabam em profissões sem a menor identificação de seus próprios valores e expectativas.

É aí que começam os problemas mentais, porque esse tipo de status costuma vir com uma carga pesada de exigências e muita competitividade.

Logo o acúmulo de pressão se transforma em agonia.

Portanto, é importante reforçar que uma das estratégias para evitar a exaustão emocional excessiva é praticar as habilidades pessoais e respeitar os próprios limites.

Quando os profissionais estão trabalhando duro, constantemente, sempre em busca de alta performance e admiração de seus colegas ou chefes.

Chega um ponto em que o acúmulo de estresse causa burnout, o que pode levar ao desengajamento, inclusive à desistência.

Portanto, alcançar o equilíbrio é importante e pode ser alcançado por meio de relaxamento, férias, atividade física, hobbies e outras soluções.

Além disso, os ambientes corporativos devem atender a essa necessidade de suas pessoas.

Hoje, as empresas estão investindo mais em descompressão, apoio psicológico aos funcionários e outras áreas de tratamento que contribuem muito para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Equipes mentalmente saudáveis ​​tornam-se mais motivadas, dispostas, felizes e, portanto, mais produtivas.

Tudo isso eleva o nível de um ambiente de trabalho que traz benefícios para a empresa, que começa a ter resultados muito melhores.

Portanto, é necessário adotar efetivamente certas práticas para criar condições favoráveis ​​à saúde mental no ambiente de trabalho.

Quais são as melhores práticas que promovem a saúde mental no local de trabalho?

A maioria dos gestores e funcionários já sabe que a saúde mental está diretamente relacionada à eficiência e produtividade.

Com isso em mente, faz sentido atribuir ao gestor a responsabilidade de tornar o ambiente da empresa mais agradável e acolhedor para as pessoas que ali trabalham e dedicar parte significativa de seu tempo ao crescimento da empresa.

Assim, algumas ações sistemáticas e consistentes precisam ser tomadas para melhorar a motivação e o bem-estar da equipe.

Confira abaixo algumas dessas atividades.

Mantenha um canal ativo para feedback

Embora esse tema esteja muito na moda hoje, ainda é um tabu para a maioria dos empresários e funcionários que resistem à ideia de reconhecer esses problemas mentais.

Muitas vezes, essas pessoas tendem a ver o estresse contínuo, a ansiedade e a depressão como fatores naturais no trabalho, e isso está errado.

Portanto, mesmo que essa resistência persista, é muito importante entender e enfrentar o fato de que todos perdem quando o problema não é resolvido.

Portanto, se os funcionários da empresa não se sentirem à vontade para conversar, é importante manter um canal ativo para possíveis feedbacks.

Isso pode ser feito por meio de canais privados, como e-mail ou fóruns.

O importante é manter a janela aberta para as pessoas se comunicarem quando se sentirem sobrecarregadas.

Crie um plano de carreira na empresa

As maiores causas de problemas de saúde mental no ambiente de trabalho estão relacionadas à falta de perspectivas de carreira, o que leva à insegurança.

No entanto, quando a empresa aprova um plano de carreira, os colaboradores podem enxergar oportunidades de crescimento profissional, e isso muda muito.

No entanto, além de criar um cronograma de trabalho, é sempre importante especificar critérios como títulos, antiguidade, desempenho e engajamento ao dar promoções.

É a partir disso que o colaborador consegue traçar um caminho e dar passos independentes para chegar onde deseja.

Ofereça suporte aos seus funcionários

Depois de analisar e identificar o que está acontecendo dentro da empresa, identificando necessidades que incluem problemas de saúde mental da equipe e dos executivos, é hora de oferecer suporte por meio de programas direcionados.

Por isso, devem conter uma série de iniciativas que levem à efetiva melhoria da qualidade de vida dos especialistas da empresa.

Ninguém pode se sentir bem trabalhando sob pressão intensa, embora às vezes seja inevitável.

No entanto, na maioria dos casos é possível tomar certas medidas para evitar que as situações atinjam níveis insuportáveis.

Portanto, as estratégias devem ser voltadas para o enfrentamento de momentos adversos por meio de uma rede interna de apoio, evitando que as pessoas prejudiquem a si mesmas e à empresa.

Treine seus líderes

Os gestores podem cometer erros repetidos que comprometem seriamente a saúde mental dos funcionários e, portanto, impactam negativamente a empresa.

Por isso, a formação adequada dos líderes é essencial para que as operações não prejudiquem o bem-estar das equipes.

Além disso, é necessário realizar tais atividades de forma regular e consistente, afinal, o conhecimento deve estar sempre atualizado e integrado às diretrizes aceitas.

Oferecer benefícios é um bom sinal

O benefício mais importante que as empresas oferecem aos seus funcionários é um plano de saúde, que pode incluir seguro para tratamentos psicológicos e psiquiátricos.

Mas, fora isso, é interessante pensar em manter um profissional especialista nessa área para ajudar a equipe mensalmente.

Essa pode ser uma maneira mais inteligente e humana de incentivar os funcionários a prestar mais atenção à sua própria saúde mental.

Da mesma forma, apresentar empresas relacionadas a esses assuntos na lista de parceiros, oferecendo descontos também pode contribuir muito para a segurança mental e o equilíbrio da equipe de trabalho.

Dessa forma, os colaboradores ficarão tranquilos sabendo que serão apoiados em momentos de crise.

Se quiser acompanhar e saber cada vez mais sobre esse conteúdo acesse aqui em baixo


  • Fonte de informação: https://www.amcham.com.br/noticias/gestao/qual-a-importancia-da-saude-mental-no-trabalho-na-era-corporativa

 

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