Como vencer a Ansiedade

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Nesse artigo iremos abordar um tema bem relevante sobre como vencer a Ansiedade

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Primeiramente você tem tido problemas para controlar sua ansiedade ultimamente?

Todos nós vivemos momentos de grande necessidade ao longo da vida.

E às vezes eles não são tão rápidos quanto gostaríamos.

Sem as ferramentas certas para lidar com a ansiedade, aprendemos a viver com um medo indefinido.

Acabamos nos preocupando muito e, no final, nossos maiores medos estão longe da realidade.

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A verdade é que eles atrapalham a vida real.

Felizmente, existem muitas maneiras de lidar com essa sensação desagradável.

Como lidar com a Ansiedade

É importante notar a diferença entre transtorno de ansiedade generalizada e ansiedade experimentada ocasionalmente

Uma vez que muitas pessoas ainda confundem os fatores básicos que os separam.

Distúrbio de ansiedade generalizada

Se você vir grandes problemas para controlar a ansiedade na vida cotidiana

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E estar diante de cenários comuns que não representam perigo

Sendo eles entrevistas de emprego, apresentações no trabalho ou na sala de aula, ou mesmo na fila da padaria

Enfim, você é um forte candidato para o transtorno de ansiedade .

Nesse contexto, a ansiedade se manifesta constantemente e o impede de realizar tarefas ou atividades comuns.

Em uma situação assustadora, o coração dispara, mãos e pés não conseguem ficar parados

Desse modo a concentração é incerta e a pessoa tem dificuldade para respirar.

Embora a pessoa ansiosa compreenda logicamente que suas reações são exageradas, ela não pode controlá-las.

Existem também outros sintomas a se perceber como: irritabilidade, fadiga constante, fobias, obsessão, pensamentos catastróficos, preocupação excessiva e tensão muscular, insônia, entre outros.

Esse transtorno de ansiedade se manifesta de tantas maneiras que pode levar a outras pessoas, como transtorno do pânico e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Sentindo Ansioso

Já os sentimentos de ansiedade surgem diante de situações difíceis.

Apesar de desagradáveis, as sensações de desconforto decorrentes dessa contenção são temporárias.

Aliás os sintomas incluem batimento cardíaco acelerado, tremor, suor nas mãos ou em outras partes do corpo, gagueira, nervosismo e pensamentos negativos.

Os fatores determinantes são intensidade e duração.

A sensação se dissipa após o desaparecimento do objeto de perturbação e está associada a situações específicas.

Como controlar a ansiedade diária

É quase que obrigatório adotar mecanismos de controle da ansiedade

Aliás tanto para aqueles que sofrem com os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada quanto para aqueles com ansiedade leve.

Afinal, quem gosta de sentir todos os sentimentos negativos que a acompanham?

Portanto a chave para fazer as dicas realmente funcionarem é a repetição.

Tentar uma vez não é suficiente e não fará milagrosamente a ansiedade ir embora.

Você precisa desenvolver hábitos positivos reeducando seu cérebro.

Pode parecer complicado, mas está longe disso!

Nossas dicas podem ser incorporadas de forma rápida e fácil ao dia a dia.

Confira abaixo.

Treina respiração profunda

Respirar fundo é um velho conselho.

Quando respiramos e expiramos lentamente, nosso cérebro entende que podemos (e devemos) relaxar.

O efeito é quase imediato.

No entanto, pode ser difícil combater a respiração ofegante

Estando em situações estressantes ou a raiva exacerbada, mesmo respirando profundamente.

Isso ocorre porque a respiração profunda também é um treinamento.

Torna-se mais eficiente com o tempo de treinamento.

Leva apenas dois minutos de treinamento por dia para que seu corpo aprenda a se acalmar imediatamente.

Depois de um dia agitado, encontre uma música relaxante, apague as luzes do seu quarto (se preferir) e deite-se confortavelmente.

Não pense em trabalho, problemas, atrasos.

Concentre-se apenas em sua respiração e música.

Usando sempre fones de ouvido para aprofundar o relaxamento.

Repetindo esta curta sessão diária de relaxamento, você logo sentirá menos ansiedade.

Pode parecer uma prática inconveniente no início, especialmente se você está acostumado a chegar em casa e ir direto para a TV.

No entanto, momentos de silêncio como este são importantes para a nossa saúde mental.

Praticando Atividades Físicas

É mais do que comprovado que a movimentação corporal pelo menos três vezes na semana auxilia no controle da ansiedade

Além de atuar como prevenção e tratamento complementar dos transtornos mentais.

A atividade física libera hormônios da felicidade (dopamina, endorfinas e serotonina), promovendo bem-estar e boa forma para o resto do dia.

Se você não está acostumado, tudo bem.

Por fim procure uma atividade que você acha que vai gostar e continue com ela nos primeiros dias.


* Fonte de informação: vittude.com/blog/controlar-a-ansiedade/


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